terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal de Todas as Luzes


Luz na rua, luz na praça, luz na janela, luz na árvore, luz no shopping, luz no prédio.

É o natal, cada vez mais, de todas as luzes. As cidades se enfeitam e o povo se diverte curtindo a metrópole iluminada.

Que pena que a luz na rua não dá direção à mente da menina abandonada que nela corre sem rumo!

Que pena que a luz na praça não dá lucidez ao bêbado caído no seu chão!

Que pena que a luz na janela não aquece o coração gelado da mulher traída que, nela debruçada, ainda chora a perda do seu grande amor!

Que pena que a luz na árvore não ilumina a mente daquele que destrói a natureza!

Que pena que a luz no shopping não faz a vida melhor do desempregado, que passeia por suas escadas rolantes, tentando explicar para os filhos mais um natal sem presentes!

Que pena que a luz no prédio não consegue penetrar nos lares, levando esperança à casamentos próximos do fim!

Que bom saber que a luz do Céu de Belém ainda brilha no coração de todo aquele que crê, trazendo direção, força, consolo, salvação e esperança!

Luz que não faz apenas o brilho da festa, mas que pode transformar em festa o coração!


Marcelo Gualberto.


Mulheres e crianças no caminho de Zambézia-Mz


Um menino nos nasceu, um filho se nos deu. #Isaias9.6 

Feliz dia Jesus! 





sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Madiba Mandela - A vida como obra

Nelson Mandela, o Madiba 1918-2013


''Eu celebrei a ideia de uma sociedade livre e democrática, na qual todas as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e o qual espero alcançar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual estou pronto para morrer.'' 
Madiba ao ser condenado a 27 anos de prisão, quando entrou para a História como defensor da liberdade e dos direitos dos desfavorecidos, da igualdade de oportunidades e do fim de todas as formas de opressão.


Nelson Mandela, o Madiba foi preparado desde criança para ser o conselheiro do rei em seu clã. Não foi conselheiro, nem rei, mas a sua educação de aristocrata, os estudos de advocacia, o carisma e dedicação à luta anti-apartheid fizeram dele o líder inquestionável do ANC e principal ícone da libertação da África do Sul. Não aceitou ser libertado da prisão, enquanto não fossem instituídos o fim do apartheid e o fim da proibição do ANC, o levantamento do estado de emergência e a libertação dos outros presos políticos.  Na África do Sul, é carinhosamente chamado por "Tata", que significa "pai", ou por "khulu" que é "grandioso". A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o seu legado e instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Lamento profundamente sua partida. Uma estranheza tomou conta do meu coração quando recebi a notícia de sua morte e minha memória me levou de volta aos estudos de África e do quanto era gostoso e desafiador ler/aprender com sua luta por dias melhores para seu povo e de como esse ideal alcançou uma nação, gerações e arrebentou as fronteiras de seu país. Lamento também por ter chegado tão perto dele (Moçambique faz fronteira com África do Sul e Mandela foi casado com Graça Machel ex- mulher do Presidente Moçambicano) e não ter tido a honra de vê-lo mesmo que de longe. O conforto  é que nem Obama conseguiu, rs.
Então fico com a História escrita e agora a História oral - as duas formas de aproximação! 

Tudo o que tenho para falar de Mandela será pouco e o muito não será exagero. Quero então compartilhar com vocês o que um cara legal escreveu hoje sobre Madiba. É um breve resumo de sua vida:

DEZ COISAS QUE MANDELA ENSINA

1. As distinções de raça, gênero e religião que caracterizam os seres humanos são menores do que seu estatuto comum de seres criados à imagem e semelhança de Deus

2. É possível sofrer o mal sem se tornar malvado


3. Valores como integridade, humildade e generosidade andam na contramão do mundo, mas apontam o norte verdadeiro

4. O amor é maior que o ódio, o perdão é maior que a vingança

5. A dignidade de um ser humano é seu patrimônio inalienável

6. Grandes mudanças políticas podem acontecer sem derramamento de sangue, e extraordinárias transformações sociais podem ser conquistadas pacificamente

7. O sofrimento se apequena diante de um coração alegre

8. Um espírito livre jamais pode ser encarcerado

9. O cuidado do pobre, do fraco e do que sofre não é um gesto de caridade, é um ato de justiça

10. O amor ao poder é maligno e promove a morte, o poder do amor é divino e promove a vida




Ed René Kivitz

Um tipo raro! Por toda a sua vida e luta, eu o torno em meu coração patrimônio da Humanidade e uma das maiores maravilhas /feituras do Criador. O céu está em festa!




    Kanimambo Madiba!